Pular para o conteúdo principal

Inflação sobe mais para os pobres: Famílias de baixa renda são as mais penalizadas

 A inflação medida pelo IPCA (IBGE) está ultrapassando os 8,7% entre julho de 2020 e de 2021.

O item da prévia de julho (IPCA-15) que mais subiu foi o gasto com Habitação (2,14%), sobretudo devido à alta de 4,8% da energia elétrica. A segunda maior alta veio dos Transportes (1,07%) e a terceira veio de “Alimentação e bebidas” (0,49%).

O Ministro Guedes e o Presidente Bolsonaro são os grandes responsáveis pela atual crise energética. Grandes hidroelétricas - com a anuência do governo – esvaziaram seus reservatórios para derrubar a oferta de eletricidade e forçar a alta das tarifas. Isso junto com a estiagem (reflexo do desmatamento da Amazônia) levou o país à beira de um apagão elétrico.

Ao invés de fazer o racionamento (como fez-se no apagão de FHC em 2001), Guedes força a queda da demanda elevando a tarifa. A bandeira tarifária vermelha patamar 2 vigora desde junho, e a partir de 1º de julho houve reajuste de 52% no valor adicional da bandeira, que passou a cobrar R$9,492 a cada 100 kWh consumidos.

Os preços de gás de cozinha em botijão e encanado, que subiram 3,9% e 2,8% respectivamente, também contribuíram à alta do item habitação.

Já no item alimentação, a alta dos preços do pãozinho, do leite e de carnes e frangos foram os que geraram impactos. Isso tem a ver com a alta do dólar e do abandono da política de abastecimento pelo governo federal. Os preços dos produtos industrializados têm também subido devido à escassez de insumos.

Os itens habitação e alimentação pesam proporcionalmente mais no orçamento das famílias pobres do que no das ricas. Ao contrário, itens como serviços de informática ou passagens aéreas pesam mais às famílias ricas. Assim, o IPCA é sentido diferentemente por cada família.

Inflação sentida em cada faixa de renda familiar

Variação % do IPCA: jun/2020 a jun/2021

            Fonte: Ipea - Carta de Conjuntura | Elaboração: Handfas, A.

O gráfico acima mostra que as famílias de baixa renda têm sido bem mais penalizadas. Por fim, a alta da inflação bem acima da meta (5,25%) do Banco Central leva-o a elevar a taxa de juros (Selic) – de 2% em março a provavelmente quase 7% ao final deste ano. O que fará crescer o endividamento do governo aos especuladores.

Fonte JOT nº. 887, 29/07 a 12/08-2021, p. 07.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paradoxo da Crítica Social: Uma Conversa Real sobre Dominação e Consciência

  Como Paulo Freire, Frantz Fanon, Antônio Gramsci e Pierre Bourdieu contribuem para a compreensão da persistência da injustiça Recentemente, ao realizar compras em um supermercado, fui atendido por um rapaz, refugiado cubano, que reside em Curitiba há aproximadamente seis meses. Iniciei uma conversa sobre as condições de vida em Cuba, e ele relatou algumas das dificuldades enfrentadas, que o levaram à decisão de imigrar. Abordei a complexidade do embargo econômico norte-americano vigente há mais de 60 anos, expressando minha percepção de ser este um obstáculo significativo ao progresso social cubano. O interlocutor, entretanto, pontuou que o embargo funciona como justificativa utilizada pelo governo local para encobrir sua falta de alternativas eficazes ao desenvolvimento da ilha. Esse diálogo motivou uma reflexão acerca das dimensões culturais, simbólicas e pedagógicas presentes na manutenção da injustiça. Observa-se que, enquanto a crítica se limitar aos aspectos estruturais...

01/01 - Dia Mundial da Paz

Hoje é o Dia Mundial da Paz, instituído em 1968 pelo Papa Paulo VI, é celebrado no primeiro dia do novo ano. Que em 2026 tenhamos a inteligência de entender que não existe um caminho para a Paz, a Paz entre todos é o caminho! Feliz Ser Humano Novo: reflexão para o ano novo e mais que isso para uma vida nova! Mesmo vivendo mil anos, não se encontrará um ser humano perfeito. Somente seres que buscam o aperfeiçoamento e a evolução, uns mais outros menos, conscientes ou inconscientes, uns buscando a evolução na matéria outros no espírito, de importante: procuram evoluir. A evolução do homem é a sua maior missão nessa jornada terrena, acredito nisso. Por mais estranho que soe, acredito, também, que os seres que não estão voltados à espiritualidade, encontram-se também em processo evolutivo, mas inconscientes, identificam na acumulação de bens, a evolução. O homem tem a capacidade de modificar o meio ambiente, de modificar-se, e de modificar o seu próximo, embora, geralmente, estejam...

Sequestro de Maduro e a nova ordem mundial

     Ao analisar as razões por trás do ataque dos Estados Unidos à Venezuela, é fundamental levar em conta o cenário geopolítico atual. Recentemente, o governo de Donald Trump lançou sua estratégia de segurança nacional, trazendo mudanças importantes nas prioridades do país. Um ponto central é o chamado "Corolário Trump" da Doutrina Monroe, que recomenda manter a América Latina longe da influência de outras potências estrangeiras, leia-se Rússia e China. Segundo a imprensa internacional, o governo venezuelano relaciona as ações militares dos EUA, especialmente os ataques a embarcações supostamente envolvidas com tráfico de drogas, a uma tentativa de pressão política e econômica. Para o governo venezuelano, a intenção norte-americana é provocar uma mudança de governo e garantir acesso irrestrito às reservas de petróleo locais, as maiores do mundo, refletindo anos de tensão entre Washington e Caracas. Trump declarou que vai governar a Venezuela e permitir a exploração d...