A Umbanda é uma religião de Matriz Africana, afinal é da África que vem os sagrados Orixás. De lá também vieram, para serem escravizados em nosso país, e aqui desencarnaram, as Pretas e Pretos-Velhos, pilares da religião. Entretanto, é também cristã, para confirmar essa afirmativa, nos valemos das palavras do Caboclo das Sete Encruzilhadas ao anunciar a Umbanda:
Todas as entidades serão ouvidas, e nós aprenderemos com os espíritos
que souberem mais, além de podermos ensinar aos que souberem menos. Não
viraremos as costas a nenhum nem diremos não, pois esta é a vontade do Pai. O
verdadeiro Umbandista vive para a Umbanda, e não da Umbanda. Vim para
criar uma nova religião, fundamentada no Evangelho de Jesus, e que terá Cristo
como seu maior mentor. Caboclo das Sete Encruzilhadas, 16/11/1908.
Por David Veronezi
Disponível em https://umbandaeucurto.com/jesus-e-oxala
Acesso em 25/12/2020.
Jesus e Oxalá, afinal, são o não
‘a mesma coisa’? Qual é a relação entre eles?
O Caboclo das Sete Encruzilhadas,
através de seu médium Zélio de Moraes, ao fundar e anunciar a Umbanda no Brasil
nos dias 15 e 16 de Novembro de 1908, deixou claro que a Umbanda deveria estar
“baseada no Evangelho de Jesus”.
E o que isso significa? Antes de
qualquer coisa, qual a posição de Jesus em relação a Umbanda?
Em algumas religiões e/ou
filosofias Ele é enquadrado da seguinte forma:
No Cristianismo e em suas
ramificações é tido como Deus Encarnado, nascido pela concepção do Espírito
Santo através do ventre da Virgem Maria. Logo, é Deus que se fez homem para salvar
a humanidade, completando a Trindade Santíssima (Pai, Filho e Espírito Santo). É
tido como único meio de se chegar à salvação e de remir os ‘pecados’ da
humanidade.
No Judaísmo, muitos O enxergam
como um transgressor das “Leis do Senhor”, um mistificador e Deus pagão. Não
reconhecem seu messianismo por acharem que não cumpriu todas as profecias. Outras
parcelas de judeus acreditam que Jesus foi um profeta que ajudou na restauração
do Judaísmo. Há ainda os Judeus Messiânicos que acreditam piamente que Ele foi
o messias esperado pelos profetas antigos.
Para o Islamismo, no geral, Ele
foi um profeta importante de Alá e mensageiro de sua mensagem, sendo refutada a
ideia de ser divino, ou o maior dos profetas. Claro que existem vertentes
islâmicas e com pensamentos diferentes em relação a Ele, como por exemplo:
Para os Xiitas, Jesus, não é o
messias tendo sido apenas mais um profeta de Alá na Terra.
Os Sunitas acreditam que além de
profeta, Ele é o messias que Deus enviou e voltará no Juízo Final.
A seita islâmica dos Ahmadis
acreditam que Ele não foi morto na cruz e que Judas padeceu em seu lugar.
O Budismo acredita que foi um
iluminado, assim como Siddhartha Gautama, sendo comparado com ele por várias
passagens similares. Algumas correntes do Budismo afirmam que passou boa parte
de sua juventude com os monges budistas fundamentando seus ensinamentos do
futuro.
Já no Hinduísmo, muitos veem
Jesus como uma encarnação de Vishnu, a segunda na trindade hinduísta, em
especial para o movimento Hare Krishna. No Hinduísmo, é visto como Deus
encarnado e também como um Avatar. Para os hindus também foi um iniciado na
filosofia védica. E isso ocorre por várias características como o batismo nas
águas do Jordão feito por João Batista. Vale lembrar que no Judaísmo este tipo
de ritual não existia, sendo ele característico da religião hindu. Até hoje
vários peregrinos vão se banhar nas águas do Ganges para se purificar. Outras
características como rituais do fogo, o caráter trinitário do Cristianismo e o
dogma da encarnação são indícios de que o Cristianismo foi influenciado pelo
Hinduísmo.
Para o Espiritismo (Kardecismo),
foi o homem mais perfeito que habitou o planeta Terra, tido como modelo e
exemplo maior a ser seguido. Chamado carinhosamente pelos espíritas como Irmão
Maior e Amigo Maior. Jesus seria aquele que trouxe a segunda revelação de Deus
para a humanidade, sendo Moisés o que trouxe a primeira revelação e o
Espiritismo a terceira revelação.
Para o Candomblé (ou pelo menos
para a maioria dos candomblecistas) não está inserido nesta religião
afro-brasileira, uma vez que seus deuses são Orixás, Inkises e Voduns. Boa
parte dos candomblecistas O enxergam como um espírito iluminado que encarnou na
Terra e trouxe mensagem de fé e amor. O que houve foi o sincretismo religioso
realizado entre os deuses africanos e os santos católicos, sendo Jesus
sincretizado com Oxalá. Mas, para o Candomblé, nada tem a ver um com o outro.
Existem ainda outros pensamentos
em relação à figura e ao homem Jesus, tanto histórica quanto religiosa. Encontramos
teorias que afirmam que Ele de fato nunca existiu, sendo apenas uma lenda.
Ou ainda que foi um zelote e
revolucionário, envolvido em questões políticas da época, uma espécie de Che
Guevara político-religioso.
Outros afirmam que Ele vem
reencarnando há muito tempo, inclusive em outros planetas. E, ao encarnar na
Terra, se apresentou em forma de grandes personalidades religiosas como
Zoroastro, Moisés, Buda e dentre outros.
Existe também a teoria de que Ele
não morreu de fato na cruz; antes de lá, foi retirado com vida e tratado de
suas feridas. Com a saúde restabelecida e com a ajuda de alguns seguidores, se
dirige até Caxemira, onde prega seu evangelho, realiza curas, forma família e
morre já com idade avançada.
Claro que existem ainda inúmeras
teorias e conspirações sobre Sua figura, que de uma forma ou de outra,
revolucionou o mundo e o pensamento da humanidade.
Existem muitos aspectos da vida
de Jesus não esclarecidas e, para cada um destes aspectos, há teorias e
suposições. O que sugiro é que os interessados pesquisem e estudem. É um campo
farto e intrigante e que para os curiosos como eu vale a pena ser explorado.
E Jesus e Oxalá na Umbanda?
Como em outras religiões com
vertentes diversas, não seria diferente com a Umbanda.
Com tantas correntes de
pensamentos, com diferenças doutrinarias, teológicas e filosóficas, Jesus
e Oxalá não é uma questão unânime.
Para vertentes mais ‘cristãs’,
Jesus é de fato o filho de Deus, o salvador da humanidade.
Para vertentes com tendências
espíritas, o pensamento é similar ao dos kardecistas.
Já para vertentes mais africanizadas,
o pensamento é parecido com os Cultos de Nação e assim por diante.
Mas devem existir pontos em comum
entre Jesus e Oxalá, mesmo nas mais variadas ramificações da religião. E
existem.
De uma forma ou de outra, Jesus
se torna o Mestre espiritual da Umbanda. E a imagem do Cristo sempre é vista no
ponto mais alto do congá, mesmo em sincretismo com Oxalá.
Muitos umbandistas O tem como o
Médium Supremo. E Jesus está presente nas Giras de Umbanda constantemente e de
maneira bem influenciadora, seja através das orações, Pai nosso, Ave Maria,
Prece de Cáritas, e pelos Pontos Cantados que carregam seu nome. Jesus e Nossa
Senhora (Maria, Mãe de Jesus) sempre são lembrados nos Terreiros de Umbanda, em
especial pelas imagens e pelos Pontos Cantados.
Não se pode negar que o primeiro
Terreiro de Umbanda do mundo (Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade) recebia
e recebe mais da origem cristã e espírita da Umbanda do que as outras origens.
E não lembro aqui, como crítica,
mas pelo contrário: acho válido por demais a força da origem cristã na religião
de Umbanda. E não entendo o combate feito a esta origem por alguns.
O espírito fundador da religião
(Caboclo das Sete Encruzilhadas) disse que a Umbanda deveria ter por base o
Evangelho de Jesus, e fazia alusão ao Cristianismo e aos ensinamentos do Cristo
em suas mensagens.
Muitas dúvidas surgem sobre Jesus
na Umbanda, e para mim o crucial é se Jesus é Oxalá e se Oxalá é Jesus. Boa
parte dos umbandistas acreditam se tratar da mesma coisa. Ou seja, que Oxalá é o
próprio Jesus, aquele, o histórico e religioso. E passam este ensinamento
adiante sem nenhum constrangimento ou dúvida.
Outra boa parte dos umbandistas
já acreditam que Jesus seria uma espécie de Avatar que encarnou sob a
irradiação de Oxalá, ou seja, um Oxalá Menor. Esta parte de umbandistas ensina
para que não se confundam Oxalá com Jesus, uma vez que Oxalá é a divindade da
Fé e da religiosidade, e Jesus um espírito de alta evolução irradiado por
Oxalá, e que manifesta a fé e o amor, quando encarnado em nosso planeta.
Temos duas linhas principais de
pensamento na Umbanda no tocante a Jesus.
A primeira, que acredita ser Jesus
é o próprio Oxalá encarnado, ou seja, a divindade se fez homem e ao morrer
fisicamente volta para seu Trono Divino.
E a outra, que acredita que Jesus
é um espírito iluminado e de alta envergadura espiritual e moral regido por
Oxalá.
E ainda: que após a sua morte
física se torna um grande Mestre espiritual para a humanidade e para a própria
Umbanda.
As duas linhas de pensamentos são
unanimes em acreditar na importância de Jesus para a humanidade e para a
religião de Umbanda. E o colocam em lugar de destaque no culto umbandista. Creio
que muito por conta da cultura brasileira e da religião católica, que já foi a
religião oficial do Brasil.
É fato que não escrevi nem um
terço do que alguns pensadores da religião pensam acerca de Jesus e Oxalá. E a
verdade é que em cada Terreiro de Umbanda podemos ouvir teorias diferentes
sobre o papel e lugar de Jesus na religião e em sua teologia.
Agora, em que devemos acreditar?
Essa é outra história.
Minha opinião pode suscitar até
intrigas ou oposições da parte de alguns no seio umbandista. Mas, não quero me
furtar desse tema e deixarei aqui registrado o que penso sobre Jesus e Oxalá na
Umbanda. Muito do que acredito me foi passado pelo querido Mestre Jarede
(espírito e Guia da Luz) e por alguns outros Guias da Sagrada Lei de Umbanda
que pude conversar sobre tal assunto. Acredito na existência de Jesus e creio
que os evangelhos tidos como canônicos (Mateus, Marcos, Lucas e João) não
contém toda a verdade sobre a vida e obras do Cristo Jesus.
Muitas dessas verdades estão
escondidas por autoridades religiosas ou inseridas em evangelhos tidos como
apócrifos. Tanto os que temos conhecimento como aqueles que não foram ainda
revelados. Acredito em uma fase iniciática de Jesus e para mim não é nenhum
absurdo que o Mestre tenha aprendido em outras culturas, religiões e ordens
iniciáticas durante sua juventude e parte da vida adulta. Acredito que isso
ocorreu antes de iniciar seu ministério religioso e espiritualista com
aproximadamente 30 anos (é o que nos contam, não é mesmo?)
Sobre a sua morte, também
acredito que não se deu na cruz do Gólgota. Creio que de lá foi retirado com
vida e para outro lugar encaminhado, onde pode ter dado continuidade à sua
missão espiritual e divina, que era de pregar e vibrar a fé e o amor, além de
ensinar conhecimentos ocultos aos que se interessassem.
Sei que a maioria das minhas
crenças desconstrói a crença popular que é aceita pela maioria.
Mas não posso recusar o que sinto
quando escrevo e falo sobre tudo isso.
E quanto a Jesus ser ou não ser
Oxalá?
Jesus é de fato um mestre
ascensionado, um profeta, um avatar, um messias, um enviado e também o Médium
SUPREMO. Creio ser Jesus um Oxalá encarnado, como muitos outros também o foram
no decurso da humanidade.
Vejo Oxalá como uma emanação de
Deus, o princípio da Fé e sustentador da religiosidade. Oxalá é uma Energia
Divina e uma Divindade de Olorum (Deus). É o Senhor da Luz, da Paz e da
Consciência Crística. Jesus manifesta tudo isso. Foi tudo isso. É tudo isso.
Se Oxalá é Jesus ou não, pouco importa, uma vez que um se funde no
outro.
E se Oxalá é inalcançável tamanha
grandeza e luz, Jesus se fez palpável através da encarnação, sofreu como muitos
de nós, era divino e humano ao mesmo tempo, mas não era e nem é Deus.
Foi o Mestre dos mais pobres e
também dos mais ricos, ensinou o aberto, mas também ensinou o profundo.
Jesus é colocado como Governante
Crístico do Planeta Terra, reflete a sua luz o tempo todo através da vibração
de Oxalá. Porque Jesus é um Oxalá, é portador da Luz, veste o branco da Paz e
se aproxima dos que a ele recorrem em suas dores e aflições. Suas manifestações
mediúnicas e sobrenaturais estão explícitas nos evangelhos.
Jesus ou Yeshua é o Verbo do
Criador para o planeta Terra e para os habitantes materiais e espirituais. Modelo
de humano, grande espírito encarnado e de sabedoria milenar.
A Umbanda reconhece em Jesus seu grande Mestre.
O Caboclo das Sete Encruzilhadas
pediu para que a nova religião tomasse por base o evangelho de Jesus. Colocamos
sua imagem no ponto mais alto de nossos altares e também lhe prestamos culto,
como prestamos aos Orixás. A Umbanda não é Católica, mas é também Cristã. Pois
o Cristo também vive nos Templos e nos corações umbandistas. Os Guias que
baixam nos Terreiros atestam isso.
A Umbanda não aprova as práticas
católicas do passado como a Inquisição, catequismo forçado aos índios e negros
escravos, guerras santas etc. E não vê nessas práticas a essência cristã ou as
máximas de Jesus.
Jesus e Oxalá são um mistério em si, mas são acessíveis.
Oxalá é a Fé Divina e Jesus seu
grande manifestador.
Oxalá é a Luz Divina e Jesus o
farol que irradia essa luz.
Oxalá não é Jesus, mas Jesus
também é Oxalá.
Jesus é um Oxalá encarnado, Jesus
é o Cristo – Oxalá.
Jesus é exemplo de devoção,
humildade e obediência ao Criador de tudo e de todos.
Jesus está acima de qualquer
religião, não pertence aos cristãos denominacionais, e sim a todo cristão de
coração que acredita em seu evangelho.
Yeshua; Senhor e Mestre da Paz,
da Fé da Caridade e da Harmonia Universal.
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