Pular para o conteúdo principal

VACINA PARA TODOS PELO SUS COM CALENDÁRIO DEFINIDO + TESTAGEM EM MASSA + AUXILIO EMERGENCIAL

 

08/04/2021

Esse texto foi originalmente escrito em 06/03, e ora atualizamos!



A pandemia de COVID-19 tem desafiado as três esferas do poder público a encontrar medidas de saúde pública que evitem o colapso dos sistemas de saúde e reduzam os óbitos que se aproximam de 341 mil em nosso país.

Diariamente atribuem à população a culpa da sua incompetência, culpando, nesse caso com razão, as aglomerações em festas e reuniões, mas não conseguem garantir o distanciamento, por exemplo no transporte coletivo, para aqueles que necessitam continuar trabalhando nos serviços essenciais.

Assim, a rigor, essas medidas têm se limitado ao relativo distanciamento social, haja vista que a testagem em massa foi abandonada e a vacinação está limitadíssima em função das poucas doses disponíveis no mercado nacional e internacional, por culpa exclusiva do Governo Bolsonaro que se posicionou, desde sempre, contrário a vacinação.

Orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos mais renomados infectologistas comprovam que as medidas de distanciamento social são mais efetivas, quando combinadas com o isolamento de casos e com a quarentena dos infectados. De certo que as restrições às aglomerações, diminuem o contágio, entretanto, não se pode preterir políticas de proteção social para garantir a efetividade dessas medidas.

Assim, as prioridades, para o efetivo controle da COVID-19 no Brasil, são notórias, e passam, primeiramente, pelo imprescindível fortalecimento da estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), com abertura de mais leitos de UTI, avaliações permanentes e a utilização de indicadores confiáveis para monitorar a evolução da pandemia e o efeito das medidas de controle; contudo é necessário, também, a ampliação da capacidade de testagem, devidamente auditada e com ampla divulgação; e ainda, pela garantia do auxílio emergencial para todos os inscritos no CADÚnico do Governo Federal, com possibilidade de aplicação de recursos, também pelos estados e municípios.

Para garantir a vacinação de todos, através do SUS, uma vez que agora existem vacinas, em falta no mundo todo, mas existem, coloca-se imperativamente a necessidade da quebra de patentes farmacêuticas para a produção necessária e suficiente, no menor prazo possível e a custos acessíveis. Estranhamente o Governo do Federal do Brasil, foi um dos poucos a votar contra a quebra das patentes, seguindo a linha negacionista que adotou desde o começo da pandemia.

A testagem numerosa segue necessária mesmo com vacina, haja vista que identificar o indivíduo infectado, e isolá-lo evita-se a disseminação da doença, notadamente agora, nessa nova onda, que traz variantes mais letais do vírus. Assim, juntamente com a vacinação, a testagem deve estar presente em todos os esforços/reivindicações sindicais e sociais.

Por fim, o auxílio emergencial que garanta à parcela mais carente da população, as condições de sobreviver à crise sanitária e econômica que vivenciamos, com recursos dos governos das três esferas públicas, como já começam a acontecer em estados e municípios!

A consigna: #primeirosalvamosaspessoasdepoisaeconomia, segue sendo a palavra de ordem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paradoxo da Crítica Social: Uma Conversa Real sobre Dominação e Consciência

  Como Paulo Freire, Frantz Fanon, Antônio Gramsci e Pierre Bourdieu contribuem para a compreensão da persistência da injustiça Recentemente, ao realizar compras em um supermercado, fui atendido por um rapaz, refugiado cubano, que reside em Curitiba há aproximadamente seis meses. Iniciei uma conversa sobre as condições de vida em Cuba, e ele relatou algumas das dificuldades enfrentadas, que o levaram à decisão de imigrar. Abordei a complexidade do embargo econômico norte-americano vigente há mais de 60 anos, expressando minha percepção de ser este um obstáculo significativo ao progresso social cubano. O interlocutor, entretanto, pontuou que o embargo funciona como justificativa utilizada pelo governo local para encobrir sua falta de alternativas eficazes ao desenvolvimento da ilha. Esse diálogo motivou uma reflexão acerca das dimensões culturais, simbólicas e pedagógicas presentes na manutenção da injustiça. Observa-se que, enquanto a crítica se limitar aos aspectos estruturais...

01/01 - Dia Mundial da Paz

Hoje é o Dia Mundial da Paz, instituído em 1968 pelo Papa Paulo VI, é celebrado no primeiro dia do novo ano. Que em 2026 tenhamos a inteligência de entender que não existe um caminho para a Paz, a Paz entre todos é o caminho! Feliz Ser Humano Novo: reflexão para o ano novo e mais que isso para uma vida nova! Mesmo vivendo mil anos, não se encontrará um ser humano perfeito. Somente seres que buscam o aperfeiçoamento e a evolução, uns mais outros menos, conscientes ou inconscientes, uns buscando a evolução na matéria outros no espírito, de importante: procuram evoluir. A evolução do homem é a sua maior missão nessa jornada terrena, acredito nisso. Por mais estranho que soe, acredito, também, que os seres que não estão voltados à espiritualidade, encontram-se também em processo evolutivo, mas inconscientes, identificam na acumulação de bens, a evolução. O homem tem a capacidade de modificar o meio ambiente, de modificar-se, e de modificar o seu próximo, embora, geralmente, estejam...

Sequestro de Maduro e a nova ordem mundial

     Ao analisar as razões por trás do ataque dos Estados Unidos à Venezuela, é fundamental levar em conta o cenário geopolítico atual. Recentemente, o governo de Donald Trump lançou sua estratégia de segurança nacional, trazendo mudanças importantes nas prioridades do país. Um ponto central é o chamado "Corolário Trump" da Doutrina Monroe, que recomenda manter a América Latina longe da influência de outras potências estrangeiras, leia-se Rússia e China. Segundo a imprensa internacional, o governo venezuelano relaciona as ações militares dos EUA, especialmente os ataques a embarcações supostamente envolvidas com tráfico de drogas, a uma tentativa de pressão política e econômica. Para o governo venezuelano, a intenção norte-americana é provocar uma mudança de governo e garantir acesso irrestrito às reservas de petróleo locais, as maiores do mundo, refletindo anos de tensão entre Washington e Caracas. Trump declarou que vai governar a Venezuela e permitir a exploração d...