Sempre gostei muito de escrever, e assim faço sobre os assuntos que modestamente creio conhecer um pouco, afinal se eu aprendi é porque alguém antes de mim debruçou-se sobre o tema e produziu esse conhecimento, penso que é uma missão espalhar esse saber.
Sobre os assuntos que tenho interesse, busco maior conhecimento, garimpando informações que podem ser úteis a todos e todas que compartilhem também pelos mesmos.
Como sou muito prolixo, as publicações no “facebook” acabam por tornarem-se muitos extensas e por isso tediosas, fazendo com que poucas pessoas de disponham a ler inteiras.
Resolvi por publicar o blog desde 2014, entretanto, por dezenas de motivos, alguns muito válidos outros nem tanto, iniciei e abandonei o projeto várias vezes.
Atualmente, dezembro de 2018, resolvi por atualizar os conteúdos já publicados, migrar as publicações do facebook e mais uma vez reiniciar o blog. Faltando pouco mais de 180 dias para fechar o tempo de contribuição mínimo para a aposentadoria pelo INSS, torna-se imperioso preparar alguma atividade pós laboral, esse talvez seja o meu maior objetivo.
Até pensando em faturar um dinheiro extra, seja por distribuição de conteúdo através de EAD – Ensino A Distância, vendendo cursos, treinamentos e consultoria, ou com a rentabilização do blog a partir de anúncios.
Dessa forma, inicialmente vou escrever sobre aos assuntos que me provocam dúvidas e anseios e que me fascinam, mas com o desenvolvimento da escrita acredito que terei que me especializar em algum deles, primeiramente para firmar autoridade e depois porque o esforço dispendido será menor.
Assim, o rol de assuntos incluirá Economia, Filosofia, Política, Sindicalismo, Sustentabilidade e a Umbanda, para os quais buscarei realizar pesquisas mais aprofundadas que possa aglutinar num só endereço muita informação útil para quem se interessar. Tenho como meta, ir paulatinamente convidando os amigos e contatos do facebook para me acompanhar nessa jornada, contribuindo para a melhoria constante.
Especialistas em marketing digital afirmam que tornar-se “blogueiro” pode ser bom para qualquer um que se aventure no campo, haja vista que pode ajudar a tornar-se um autor conhecido, obter melhores empregos e, pelas empresas, construir e/ou divulgar uma marca.
Como é uma estratégia que serve tanto para projetos pessoais quanto para as empresas, o blog pode ajudar escritores a terem maior visibilidade para a sua imagem ou para o negócio das empresas, trazendo retorno para ambas a alternativas.
Dessa forma fui buscar maiores informações e encontrei esse texto escrito pelo Diogo Romero, Especialista em Marketing Digital para Instituições de Ensino, que foi publicado originalmente em 25 de maio de 2017 e atualizado em atualizado em 2 de março de 2018, disponível no endereço a seguir, consultado em 16/12/2018: https://rockcontent.com/blog/por-que-ter-um-blog/.
Vamos ao texto:
Vamos ao texto:
Afinal, o que é um blog?
O blog nada mais é do que uma página na internet na qual se concentram diversos conteúdos, sejam em forma de texto, áudio, vídeo ou imagem. É como se fosse uma biblioteca com vários temas que um usuário da web visita e escolhe o que deseja ler de acordo com o seu interesse.
Há casos em que o blog é utilizado como um projeto pessoal.
Você já ouviu falar sobre as blogueiras de beleza? Então, tratam-se de pessoas com conhecimento na área que criam um blog para dar dicas e para promover a sua imagem pessoal, de empresas e de marcas parceiras (sim, também há publicidade em blogs!).
Assim, elas ganham autoridade na área e se tornam referência no assunto ao mesmo tempo em que vão formando um público de seguidores que admiram o seu trabalho.
Por outro lado, os blogs também são utilizados por empresas. Normalmente, eles são inseridos nos sites, como uma parte do menu, um espaço no qual o visitante entra e confere uma lista de conteúdos informativos.
Com isso, as empresas e os profissionais esclarecem as principais dúvidas do seu público-alvo enquanto ganham autoridade na área e a confiança de um potencial cliente.
Ainda não está convencido da importância dessa estratégia de marketing digital? Então vamos aos argumentos…
Por que ter um blog?
De acordo com a pesquisa Content Trends de 2016, 61,7% das empresas no Brasil publicam posts em blog por acreditarem que seja uma boa estratégia.
O mesmo estudo aponta que as empresas que utilizam essa prática aumentam em 3,7 vezes o número de visitas do site quando comparadas àquelas que não possuem um blog.
Mas, na prática, por que ter um blog?
1. Aumento da sua visibilidade
Quando você cria um blog, é importante que você pense na divulgação. Isso pode ser feito de diversas formas, como:
· Posicionamento nas buscas orgânicas do Google;
· Redes sociais;
· Entre outras possibilidades.
Assim, quanto mais os seus artigos forem vistos, mais pessoas conhecerão você e a sua empresa.
O melhor de tudo isso, é que você será conhecido por algo de valor, ou seja, por fornecer informações úteis ao seu público.
2. Baixo custo para início do projeto
Se você não tem um investimento para começar o seu blog, fique tranquilo: não é preciso de muito.
Existem plataformas gratuitas e de fácil gerenciamento que você mesmo pode começar a usar de forma bastante intuitiva. Uma delas é a WordPress — inclusive, uma das mais utilizadas no ramo atualmente.
Se você mesmo produz o seu conteúdo, então não terá gastos com outro profissional. E a divulgação também pode ser feita de forma gratuita nas redes sociais.
No entanto, se sobrar um dinheirinho, vale a pena fazer um impulsionamento do post na sua fanpage para atingir maior alcance de público segmentado.
3. Aumento da cartela de clientes e de seguidores
Quando a sua empresa ganha mais visibilidade — principalmente de pessoas que se interessam pelo conteúdo do seu blog —, consequentemente você também consegue aumentar a sua cartela de clientes e de seguidores das suas dicas e dos seus tutoriais.
Isso acontece porque essas pessoas que visitam o seu blog estão interessadas exatamente naquilo que você oferece.
Quando você oferece um esclarecimento às principais dúvidas, cria uma relação de gratidão, e elas se sentem mais propensas a fecharem negócio com você, que as ajudou.
4. Possibilidade de gerar renda
Falamos sobre aumentar a sua cartela de cliente. E é claro que isso já é uma geração de renda. Mas há outras formas, principalmente para quem trabalha o blog como um projeto pessoal.
Tome como exemplo as blogueiras de beleza que citamos. E isso acontece não só no ramo de beleza, mas de diversos segmentos, como:
· Educação e ensino;
· Gastronomia;
· Viagem;
· Entre outros.
Quando você possui um alto número de acessos diários no seu blog, você pode se cadastrar no Google AdSense e vender espaços publicitários na sua página para empresas que queiram divulgar produtos ou serviços que tenham relação com o seu conteúdo.
Assim, os anúncios ficam visíveis e, a cada clique que eles recebem, você ganha uma porcentagem do que o anunciante paga ao Google.
Outra forma é fazer os chamados publieditoriais, conteúdos que você produz divulgando uma marca ou produto específico. No entanto, ele não tem aquele caráter direto de anúncio.
Por exemplo: você tem um blog de viagem com muitos acessos e um hotel acerta um pagamento em troca de um publieditorial. Nesse caso, você poderia fazer uma publicação mostrando o hotel, as qualidades e falando da sua experiência como hóspede.
Veja bem: você vai publicar a sua experiência diante dos serviços da empresa. Mas atenção, é importante — e ético — que você deixe claro que se trata de um publieditorial.
5. Relacionamento com o seu público
Se você já tem uma boa cartela de clientes, por que ter um blog? Porque é importante que você se relacione com os seus consumidores e favoreça o processo de fidelização.
Enquanto os clientes acompanham os conteúdos do seu blog, você está na mente deles. E, quando chegar o momento de decisão de compra, é da sua empresa que eles vão se lembrar.
O mesmo vale para blog de projetos pessoais: enquanto você alimenta o seu público com informações de valor, sempre terá muitos acessos nas suas páginas.
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