Pular para o conteúdo principal

60 anos - 22/08/1957


A foto é dos 60 anos mas o texto é dos 61. 

Publicados originalmente no facebook em 22/08/2017-2018

Agradeço enormemente a todos que me felicitaram pelo aniversário, essa é a grande recompensa de ter vivido muitos anos, ter mais tempo para conquistar e “colecionar” amigos queridos como vocês.
Muitos filósofos já se dedicaram a refletir sobre a velhice, enquanto preocupação filosófica, nesse 22/08, comemorando 61 anos, compartilho com vocês, essas reflexões filosóficas e a minha modesta visão.
Do Oriente, na civilização Oriental, Lao-Tsé - autor da obra criadora do Taoísmo, o "Tao Te King", ou Livro do Caminho e da Virtude -, relacionou a velhice à santidade; Confúcio – cujas obras deram origem ao Confucionismo, defendeu a piedade filial, como a virtude do respeito aos pais e antepassados.
Da nossa civilização Ocidental, Sócrates afirmou que a velhice não deveria ser um peso aos prudentes; Platão caracterizou a velhice como a paz e a libertação e Aristóteles afirmou serem os idosos “não confiáveis”.

Além deles, os que eu escolho são Cícero, que aconselhou a encontrar o prazer na velhice e Sêneca que defendeu a velhice como um processo natural.

Marco Túlio Cícero escreveu: [...] “a vida segue um curso muito preciso e a natureza dota cada idade de qualidades próprias. Por isso a fraqueza das crianças, o ímpeto dos jovens, a seriedade dos adultos, a maturidade da velhice são coisas naturais que devemos apreciar cada uma em seu tempo. ”

Sêneca: "Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a. Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem, mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos anos, estes ainda reservam prazeres."
Paulão, filósofo “fake” contemporâneo, amante de uma boa cachacinha e uma cerveja artesanal: Sempre digo as pessoas que tenho mais passado do que futuro, e por isso não compro mais “banana verde”, mas brincadeiras à parte, há de se considerar que a velhice é parte da natureza humana, e assim não adianta reagir.
Temos sim que aceitar as limitações, contudo, privilegiar a grande vantagem da velhice que é a constituição de uma autoridade natural, baseada na experiência e no conhecimento acumulado, que nos concede certa credibilidade e nos permite auxiliar os mais jovens e isso, meus amigos e amigas compensa enormemente as atividades que não nos são permitidas em função do peso dos anos.
Que a paz seja o nosso objetivo, que o amor seja o nosso caminho, que a sabedoria guie os nossos passos!

Axé!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paradoxo da Crítica Social: Uma Conversa Real sobre Dominação e Consciência

  Como Paulo Freire, Frantz Fanon, Antônio Gramsci e Pierre Bourdieu contribuem para a compreensão da persistência da injustiça Recentemente, ao realizar compras em um supermercado, fui atendido por um rapaz, refugiado cubano, que reside em Curitiba há aproximadamente seis meses. Iniciei uma conversa sobre as condições de vida em Cuba, e ele relatou algumas das dificuldades enfrentadas, que o levaram à decisão de imigrar. Abordei a complexidade do embargo econômico norte-americano vigente há mais de 60 anos, expressando minha percepção de ser este um obstáculo significativo ao progresso social cubano. O interlocutor, entretanto, pontuou que o embargo funciona como justificativa utilizada pelo governo local para encobrir sua falta de alternativas eficazes ao desenvolvimento da ilha. Esse diálogo motivou uma reflexão acerca das dimensões culturais, simbólicas e pedagógicas presentes na manutenção da injustiça. Observa-se que, enquanto a crítica se limitar aos aspectos estruturais...

01/01 - Dia Mundial da Paz

Hoje é o Dia Mundial da Paz, instituído em 1968 pelo Papa Paulo VI, é celebrado no primeiro dia do novo ano. Que em 2026 tenhamos a inteligência de entender que não existe um caminho para a Paz, a Paz entre todos é o caminho! Feliz Ser Humano Novo: reflexão para o ano novo e mais que isso para uma vida nova! Mesmo vivendo mil anos, não se encontrará um ser humano perfeito. Somente seres que buscam o aperfeiçoamento e a evolução, uns mais outros menos, conscientes ou inconscientes, uns buscando a evolução na matéria outros no espírito, de importante: procuram evoluir. A evolução do homem é a sua maior missão nessa jornada terrena, acredito nisso. Por mais estranho que soe, acredito, também, que os seres que não estão voltados à espiritualidade, encontram-se também em processo evolutivo, mas inconscientes, identificam na acumulação de bens, a evolução. O homem tem a capacidade de modificar o meio ambiente, de modificar-se, e de modificar o seu próximo, embora, geralmente, estejam...

Sequestro de Maduro e a nova ordem mundial

     Ao analisar as razões por trás do ataque dos Estados Unidos à Venezuela, é fundamental levar em conta o cenário geopolítico atual. Recentemente, o governo de Donald Trump lançou sua estratégia de segurança nacional, trazendo mudanças importantes nas prioridades do país. Um ponto central é o chamado "Corolário Trump" da Doutrina Monroe, que recomenda manter a América Latina longe da influência de outras potências estrangeiras, leia-se Rússia e China. Segundo a imprensa internacional, o governo venezuelano relaciona as ações militares dos EUA, especialmente os ataques a embarcações supostamente envolvidas com tráfico de drogas, a uma tentativa de pressão política e econômica. Para o governo venezuelano, a intenção norte-americana é provocar uma mudança de governo e garantir acesso irrestrito às reservas de petróleo locais, as maiores do mundo, refletindo anos de tensão entre Washington e Caracas. Trump declarou que vai governar a Venezuela e permitir a exploração d...